The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

DURAÇÃO da permanência

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
DURAÇÃO da permanência  


A migração1 é uma forma de mobilidade geográfica2 ou mobilidade espacial2 de um país para outro ou, dentro do mesmo país, de uma região para outra, envolvendo, em geral, a transferência de residência do lugar de origem3 ou local de partida3 para o lugar de destino4 ou local de chegada4.A migração permanente é distinta dos deslocamentos temporários que não ocasionam a mudança de residência (212-5). O conceito de migração é aplicável apenas ao caso de populações razoavelmente estabelecidas. Na prática, é difícil distinguir entre migrantes e pessoas em trânsito (310-6), todavia procura-se determinar a diferença com base na duração da ausência5 da residência anterior ou na duração da permanência6 na nova. Outra alternativa é a distinção feita em base jurídica, decorrente da classificação do indivíduo como residente ou em trânsito, pelas autoridades governamentais.

  • 1. migração, s.f. — migrar, v.i. — migrante, s. 2 gên., pessoa que migra; também usado como adj. — migratório, adj., relativo à migração.


More...