The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

DURAÇÃO da vida humana

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
DURAÇÃO da vida humana  


A vida provável1 ou vida mediana1 (V. 140-6) é a idade na qual a geração inicial que constitui a raiz de uma tábua de sobrevivência se reduz à metade. A distribuição dos óbitos por idade na tábua de mortalidade (431-1) apresenta, geralmente, vários máximos, dos quais um se situa próximo ao final da idade adulta (324-4) ou na velhice (324-6). A idade correspondente a êsse máximo é a idade modal de óbito2 (V. 140-8) ou idade normal de óbito2 e a duração de vida correspondente é chamada vida normal2. Tal índice representa, melhor do que a vida mediana ou do que a vida média (433-4), a duração da vida humana3. Confunde-se, às vezes, essa noção de duração da vida, mais comumente observada entre os indivíduos que atingiram a idade adulta, com a longevidade4 da espécie humana, a qual corresponde às durações de vida extrema, suscetíveis de serem atingidas pelo ser humano (V. 324-8) que, ao contrário daquela, são excepcionais.

  • 1. Com maior precisão, costuma-se falar de vida provável ao nascer e, em geral, de vida provável à idade x, que corresponde à mediana (140-6) de sobre vivências.
  • 2. Na expressão idade normal de óbito, a palavra normal tem a mesma significação que lhe atribuem os estatísticos ao se referirem à lei normal, curva normal etc, havendo, porém, uma tendência contra o seu emprego em tal sentido, a fim de evitar confusão por parte dos menos avisados, sendo preferível o termo idade modal de óbito.


More...