The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

FECUNDIDADE incompleta

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
FECUNDIDADE incompleta  


Sob o nome de fecundidade de uma coorte1, estuda-se o comportamento reprodutivo de determinadas coortes de nascimentos ou casamentos (V. 116-2 para coorte). Quando se consideram coortes de nascimentos, emprega-se também a expressão fecundidade de uma geração1. As coortes femininas são as mais usadas. O comportamento reprodutivo total, desde o início da idade fecunda até determinada idade posterior, constitui a fecundidade acumulada2. Denomina-se fecundidade completa3 ou fecundidade final3 a fecundidade acumulada de uma coorte à época em que seus sobreviventes (no caso de uma coorte de nascimentos) ou seus sobreviventes mais jovens (no caso de uma coorte de casamentos) atingem o final do período reprodutivo. Antes dessa época, emprega-se o termo fecundidade incompleta4 para significar que a fecundidade acumulada da coorte está sujeita a um aumento provável.

  • 3. No cálculo dos coeficientes de natalidade acumulada e coeficientes terminais de natalidade para coortes femininas de nascimentos ou casamentos, o denominador é, em. geral, o número de mulheres sobreviventes de determinada idade ou em determinada época e o numerador representa apenas os filhos dados à luz pelas mesmas, antes daquela idade ou época, isto é, as mulheres que faleceram! antes e os respectivos filhos são excluídos.


More...