The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

INFECUNDIDADE

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
INFECUNDIDADE  


A fertilidade1 ou prolificidade1 é a capacidade de reprodução de um homem, uma mulher ou um casal e a esterilidade2 é a incapacidade fisiológica de procriar. As palavras fecundidade3 (601-1) e infecundidade4 indicam, respectivamente, a procriação efetiva e a ausência de procriação de um indivíduo ou grupo. Cumpre observar que, em inglês, as palavras fertilidade e fecundidade têm o sentido diametralmente opôsto àquele dado nas línguas portuguesa, francesa e espanhola; e, também, que, embora as convenções salientadas acima sejam, em geral, adotadas pelos demógrafos, os têrmos fertilidade e fecundidade são praticamente equivalentes em medicina. A infecundidade pode ser devida à esterilidade e à infecundidade voluntária5.

  • 1. fertilidade, s.f. — fértil, adj. O têrmo baixa fertilidade, quando aplicado a um indivíduo ou grupo, significa que a capacidade de procriação é inferior à normal.
    prolificidade, s.f. — prolífico, adj.
  • 2. esterilidade, s.f. — estéril, adj. — esterilizar, v.t., tornar estéril. — esterilização, s.f., operação de esterilizar.
  • 3. fecundidade, s.f. — fecundo, adj. O termo baixa fecundidade é aplicado às pessoas e populações com índices de fecundidade abaixo do normal.
  • 4. infecundidade, s.f. — infecundo, adj.


More...