The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

NASCIDO da mesma mãe

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
NASCIDO da mesma mãe  


Os nascimentos podem ser classificados, ainda, pela ordem do nascimento1, sendo considerados, em alguns casos, somente os nascimentos do casamento atual2 e, em outros, os nascidos da mesma mãe3. A ordem do nascimento se refere, em geral, apenas aos nascidos vivos, mas, ocasionalmente, engloba também os natimortos. A classificação pela ordem do parto4 é feita do mesmo modo que pelo nascimento, abrangendo todas as gestações com período mínimo de seis meses e computando os partos múltiplos (606-2) como um só. Similarmente, pode-se adotar a classificação por ordem da gravidez5, independente da duração. As mulheres são classificadas pela parturição6 ou número de partos6. Na literatura biológica, denomina-se primípara7 a mulher em seu primeiro parto e multípara8, nos partos subseqüentes. A mulher que nunca pariu é uma nulípara9.

  • 1. Na classificação por ordem do nascimento, os nascidos de partos múltiplos são rigorosamente ordenados; assim, um gêmeo é classificado como tendo nascido antes do outro, mesmo quando dado à luz quase simultaneamente.
  • 5. As expressões primigesta e multigesta designam as mulheres segundo o número de gestações. Uma primípara pode ser multigesta, se as gestações anteriores não foram levadas a termo.
  • 6. Em demografia, a classificação por parturição é geralmente feita na base do número de filhos nascidos vivos, ao passo que, na linguagem médica, a ordem é determinada com referência ao número total de filhos tidos, vivos ou natimortos, sendo os partos múltiplos contados como um só. Assim, a mulher que nunca teve filho nascido vivo é chamada mulher de parturição zero, a que teve um filho nascido vivo, mulher de uma parturição etc.


More...