The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

ÁREA cultivável

De Demopædia
Revisão em 14h03min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
ÁREA cultivável  


Ao se comparar a densidade da população de diferentes áreas sob outros aspectos além do espacial, utilizam-se índices comparativos de densidade1, dentre os quais destacam-se a densidade demográfica por unidade de área cultivável2 e a densidade da população agrícola por unidade de área cultivável3. Há quem prefira calcular tais índices com base na área cultivada4, ao invés da área cultivável5. A densidade pode, ainda, ser calculada pela relação entre a população e os recursos econômicos disponíveis, considerando-se densidade potencial6 ou densidade máxima6 a relação entre a população e os recursos econômicos disponíveis e densidade ótima7 aquela correspondente à população ótima (902-4), isto é, ao número ideal de habitantes de um certo território para proporcionar a renda real máxima por habitante.
More...