The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

ÁREA rural

De Demopædia
Revisão em 14h02min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
ÁREA rural  


Em muitos países, a área rural1 é definida como um distrito administrativo com população inferior a um número de habitantes fixados (geralmente 2.000), sendo as demais chamadas de áreas urbanas2. A população rural3 é a que vive nas zonas rurais e a população urbana4, nas zonas urbanas. Os critérios para distribuição da população urbana e rural diferem em cada país.
311 A. No Brasil, considera-se como população urbana a formada pelas pessoas recenseadas nas cidades e vilas (quadros urbano e suburbano) e população rural a constituída da recenseada fora dos limites das cidades e vilas, não havendo qualquer limitação em relação ao tamanho do aglomerado urbano.

  • 3. rural, adj. — ruralização, s.f., aumento da proporção de pessoas que vivem nas áreas rurais.
    A "população rural" não deve ser confundida com a "população agrícola" (359-2).
  • 4. urbano, adj. — urbanização, s.f., aumento da proporção de pessoas que vivem em áreas urbanas.


More...