The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

ABSTINÊNCIA

De Demopædia
Revisão em 14h22min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
ABSTINÊNCIA  


Entende-se por anticoncepcionismo1 as medidas contraceptivas1 adotadas com o fito de evitar que as relações sexuais2 ou o coito2 resultem em concepção. A esterilização e a abstinência, permanente ou periódica, são em geral excluídas. O método anticoncepcional3 é, algumas vezes, chamado método de controle da natalidade3 ou método de limitação de filhos3. Esta última expressão, todavia, é também usada em sentido mais amplo, incluindo o aborto provocado (604-2), a esterilização (621-2*) e a abstinência4 ou continência4, isto é, a abstenção de relações sexuais, que não são, comumente, considerados como métodos anticoncepcionais. Determinada abstinência periódica (625-6) é classificada como método de limitação de filhos, quando empregada no sentido amplo, e aceita por alguns demógrafos como método anticoncepcional.
More...