The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

AJUSTADA, de natalidade

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
AJUSTADA, de natalidade  


Várias são as medidas usadas para calcular a freqüência dos nascimentos. A mais simples é a taxa de natalidade1 ou coeficiente de natalidade1 que é a relação entre o número de nascimentos e o número de pessoas já existentes. Usa-se, com mais precisão, designar por taxa bruta de natalidade1 o coeficiente oriundo da fração cujo numerador é o total de nascimentos ocorridos em dado período e o denominador, o total de anos-pessoa vividos pela população durante o mesmo período. A última expressão é, em geral, aproximada pelo tamanho da população no ponto médio do período, multiplicado pelo número de anos do período. As taxas são, comumente, expressas por 1.000. Como os demais coeficientes em que a população no ponto médio do período é colocada no denominador da fração, êste é, algumas vêzes, chamado coeficiente central de natalidade1. Quando o têrmo "taxa de natalidade" é empregado sem maiores esclarecimentos, significa a taxa de natalidade efetiva2 e só o número de nascidos vivos (601-4) aparece no denominador. Obtém-se a taxa de natalidade total3 ou coeficiente total de natalidade3, quando no denominador figura o total de nascimento (601-7). Podem-se calcular as taxas de natalidade legítima4 e as taxas de natalidade ilegítima5, colocando-se no denominador o número de nascimentos legítimos e ilegítimos, respectivamente. A razão de natalidade ilegítima6, ou o número de nascimentos ilegítimos por 1.000 nascimentos, é calculada com freqüência. Essas taxas e razões se baseiam, em geral, na natalidade efetiva. Na comparação da fecundidade de diferentes populações, empregam-se muitas vezes taxas ajustadas de natalidade7 ou taxas padronizadas de natalidade7, a fim de eliminar os efeitos de certas diferenças na estrutura de cada população (geralmente no sexo e na idade). Na falta de dados fidedignos dos nascimentos, usa-se a razão mulheres-crianças8 ou a relação do número de crianças de 0 a 4 anos por 1.000 mulheres em idade de procriar, isto é, de 15 ou 20 anos a 44 ou 49 anos, como índice de fecundidade.

  • 3. A razão de mortinatalidade é calculada dividindo-se o número de natimortos pelo número de nascidos vivos (veja-se 411-4 para as taxas de mortinatalidade).


More...