The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

AMOSTRA sistemática

De Demopædia
Revisão em 13h52min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
AMOSTRA sistemática  


A amostragem probabilística1, também denominada amostragem aleatória1 ou amostragem acidental1, é aquela em que a seleção da amostra depende de dada lei probabilística. A lista completa das unidades de amostragem constitui o sistema de referência3 ou fundamentos de amostragem3. Na amostragem aleatória simples4, uma proporção de unidades de amostragem é escolhida dos fundamentos, ao acaso, isto é, procede-se à seleção aleatória2 dos elementos. A razão entre o número de elementos que compõem a amostra e o total da população é chamada fração de amostragem5. As amostras sistemáticas6 são retiradas de um sistema de referência no qual as unidades estão numeradas em seqüência. A amostra é extraída, tomando-se a nésima, (n + s)esima, (n + 2s)esima. . . etc. unidade, onde n não é maior que s e é selecionada aleatoriamente. Na amostragem por conglomerados7, os elementos que constituem a amostra não são extraídos individualmente, mas sim em grupos chamados conglomerados8.

  • 2. aleatoriedade, s.f. — aleatória, adj.


More...