The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

DISTRIBUIÇÃO inicial por idade

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
DISTRIBUIÇÃO inicial por idade  


Quando uma população fechada (701-4) está sujeita a taxas constantes de fecundidade e mortalidade por idades (631-8 e 412-1), durante um período suficientemente longo, sua taxa anual de crescimento se torna constante. Essa taxa constante é chamada taxa intrínseca de crescimento natural1 ou taxa legítima de crescimento vegetativo1 e a população que alcança tal estágio é uma população estável2, cuja proporção de indivíduos nos diferentes grupos de idade é constante, isto é, apresenta distribuição estável por idades3, independente da distribuição inicial por idades4 e dependente apenas das taxas de fecundidade e mortalidade. Na prática, uma população humana jamais alcança estabilidade, de vez que as taxas de fecundidade e mortalidade variam constantemente, mas o cálculo de uma população estável como modêlo pode servir de índice do potencial de crescimento5 de um conjunto de taxas de fecundidade e mortalidade por idades. Denomina-se população estacionaria6 uma população estável cuja taxa de crescimento natural é igual a zero. Em uma população estacionaria, os números de um dado grupo de idades são iguais à integral da função de sobrevivência (431-3) da tábua de mortalidade tomada entre os limites de idade inferior e superior do grupo. População logística7 é aquela que aumenta de acordo com uma lei logística de crescimento, cuja taxa de incremento decresce como uma função linear da população e tende assintòticamente para um limite superior.

  • 2. As taxas brutas de natalidade e mortalidade de uma população estável são chamadas taxa de natalidade estável e taxa de mortalidade estável.


More...