The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

ELEMENTOS

De Demopædia
Revisão em 13h50min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
ELEMENTOS  


O processo de amostragem1 é utilizado para a obtenção de informações relativas à totalidade de uma população, com base apenas em observações de uma fração da população, chamada amostra2. Uma população é o conjunto de elementos3 que são objeto da investigação. A unidade de amostragem4 ou unidade amostrai4 é cada uma das partes disjuntas em que a população é exaustivamente decomposta a fim de serem feitas extrações de seu conjunto, para constituir uma amostra ou estágio de amostra. Em demografia, os indivíduos (110-2), famílias (112-1) ou domicílios (110-3) constituem, em geral, as amostras e as unidades de amostragem podem ser indivíduos, famílias, quarteirões, cidades ou áreas. A amostra compreende um certo número de unidades de amostragem, selecionadas segundo um plano de amostragem5.
More...