The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

ENFERMIDADE aguda

De Demopædia
Revisão em 07h10min de 8 de novembro de 2009 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
ENFERMIDADE aguda  


As moléstias transmissíveis1 são objeto de especial atenção por serem suscetíveis de rápida e vasta propagação; quando um grande número de pessoas é atingido a intervalos de tempo relativamente pequenos, transformam-se em moléstias epidêmicas2 e procede-se ao levantamento de estatísticas epidemiológicas3 especiais para averiguar sua incidência. A obtenção das informações referentes a tais enfermidades é possível graças à legislação de vários países considerá-las como doenças de notificação obrigatória4. Algumas vezes é feita distinção entre as enfermidades crônicas5, de lenta evolução, e as enfermidades agudas6, de rápida evolução.

  • 1. As expressões moléstia transmissível, moléstia contagiosa e moléstia
    infecciosa não são sinônimas. Consideram-se contagiosas apenas as enfermidades suscetíveis de serem transmitidas diretamente de indivíduo para indivíduo: assim, o impaludismo, moléstia transmissível, não é doença contagiosa. Por outro lado, certas doenças infecciosas com as infecções puerperais não são propriamente moléstias transmissíveis.
  • 2. epidêmico, adj. — epidemia, s.f.
  • 3. epidemiológico, adj. — epidemiologia, s.f., ciência que trata das epidemias — epidemiologista, s.n., especialista em epidemiologia.


More...