The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

Diferenças entre edições de "ESTADO da população"

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
(Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
 
(Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Linha 123: Linha 123:
 
<noinclude>
 
<noinclude>
 
[[Category:Termo da primeira edição do dicionário demográfico multilingüe]]
 
[[Category:Termo da primeira edição do dicionário demográfico multilingüe]]
[[Category:Elaboração das estatísticas demográficas|2]]
+
[[Category:Elaboração das estatísticas demográficas]]
 +
[[Category:20]]
 
</noinclude>
 
</noinclude>

Revisão das 06h38min de 8 de novembro de 2009

ESTADO da população  


Há que distinguir entre as estatísticas do estado da população1 e as estatísticas do movimento da população2. As primeiras apresentam os aspectos estatísticos em um determinado instante e as unidades estatísticas (110-1) utilizadas são, geralmente, indivíduos (110-2), famílias (110-3) etc. As segundas registram os processos contínuos das alterações que afetam a população e se referem, essencialmente, às ocorrências vitais3 (nascimentos, casamentos e óbitos) e às migrações (801-1); relacionam-se profundamente com a evolução da população4, ou desenvolvimento da população4, também denominada dinâmica da população4. Os recenseamentos (V. § 202) constituem as principais fontes de informações sobre o estado da população5. As estatísticas vitais (211-1) fornecem os elementos para o estudo do movimento da população6 ou movimento geral da população6 (V. § 701) e se referem, algumas vezes, apenas ao movimento natural7, ou seja, às modificações ocorridas no interior da população, não levando em consideração as trocas entre a população estudada e outras populações. Todavia, as estatísticas migratórias (804-1) fazem parte, logicamente, das estatísticas do movimento da população.

  • 6. O movimento natural da população e o movimento migratório integram o chamado movimento geral da população, tendo o adjetivo "geral" um sentido diferente daquele atribuído na expressão "movimento geral" em 150-2.
    Note-se que a palavra movimento se emprega como sinônimo de variação, quer de posição no espaço (V. movimento migratório, 801-1) quer no tempo.


More...