The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

EXCEDENTE da natalidade sobre a mortalidade

De Demopædia
Revisão em 14h26min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
EXCEDENTE da natalidade sobre a mortalidade  


A interação da fecundidade e da mortalidade determina o crescimento da população1 ou crescimento demográfico1. O decréscimo da população2 é considerado um crescimento negativo3. Distingue-se uma população fechada4, cujo crescimento depende apenas da diferença entre os nascimentos e os óbitos, da população aberta5 que se renova pela natalidade e imigração e se reduz pela mortalidade e emigração. O crescimento total6 ou o movimento geral6 (201-6) de uma população aberta consiste no balanço demográfico das migrações (V. capítulo 8) e do crescimento natural7 ou crescimento vegetativo7 que é o excedente da natalidade sobre a mortalidade8 ou diferença entre nascimentos e óbitos8.
More...