The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

EXTRAPOLAÇÃO

De Demopædia
Revisão em 04h56min de 3 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
EXTRAPOLAÇÃO  


O processo de substituição dos números de uma série, a fim de se chegar a uma série mais regular, é conhecido como perequaçao1 ou regularização1 e consiste, geralmente, em passar uma curva regular através dos pontos que representam a série de dados primários. Denomina-se perequaçao gráfica2, se a curva é traçada a mão livre, e perequaçao analítica3 ou ajustamento de curva3, quando se escolhe e calcula ou constroi uma função cujos parâmetros são determinados algèbricamente, isto é, quando o processo se baseia em métodos analíticos como o método dos mínimos quadrados4 que minimiza a soma dos quadrados das diferenças entre a série primitiva e a regularizada. Outros métodos incluem as médias móveis5 ou envolvem o emprego do cálculo das diferenças finitas6. Alguns processos podem ser usados para a interpolação7, isto é, para determinar os valores da série nos pontos intermediários entre os valores dados, ou para a extrapolação8, isto é, para estimar os pontos situados fora do campo de observação.

  • 1. perequação, s.f.
    regularização, s.f. — regularizar, v.t. — regularizado, adj.
  • 7. interpolação, s.f. — interpolar, v.t. — interpolado, adj.
  • 8. extrapolação, s.f. — extrapolar, v.t. — extrapolado, adj.


More...