The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

FLUTUAÇÕES periódicas

De Demopædia
Revisão em 04h55min de 3 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
FLUTUAÇÕES periódicas  


Ao se considerar os valores apresentados por certa variável dentro de um intervalo de tempo, obtém-se uma série cronológica1 ou série temporal1 que pode ser decomposta em tendência2 ao redor de cuja linha estão as flutuações3, variações3 (141-1) ou desvios3 (141-2). As flutuações que se reproduzem de modo mais ou menos semelhante, a intervalos quase regula-res, são flutuações periódicas4 ou flutuações cíclicas4. Em demografia, o período mais usual é de um ano e as variações nos subperíodos recebem a denominação de flutuações sazonais5 ou flutuações estacionais5. Chamam-se flutuações residuais6 aquelas que permanecem depois de eliminadas a tendência e as variações periódicas e são devidas, geralmente, a fatôres excepcionais, isto é, constituem flutuações acidentais7 ou flutuações aleatórias7.
More...