The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

GERAÇÃO feminina

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
GERAÇÃO feminina  


Em demografia, geração1 é, de modo preciso, o conjunto de pessoas nascidas em determinado período de tempo que é, geralmente, o ano civil. Recentemente, adotou-se o têrmo coorte2 para designar a classe2 (V. 130-8) ou o conjunto de indivíduos que apresentam o mesmo fenômeno em dado período de tempo; logo, uma coorte de nascimento é sinônimo de geração, uma coorte de casamento é o conjunto de pessoas que se casaram em determinado período etc. A palavra geração2 pode ainda ser usada como sinônimo de coorte; exemplo: geração de casamento. Tanto em demografia como em genealogia, emprega-se o vocábulo geração3 também para designar os descendentes de um grupo de pessoas que formam uma geração no sentido de 116-1. Assim, os filhos de um grupo de migrantes são qualificados de segunda geração. Distinguem-se, em alguns casos, as gerações segundo o sexo dos indivíduos que as constituem, isto é, a geração masculina4 da geração feminina5, como no cálculo do intervalo médio entre gerações sucessivas (713-1).

  • 2. coorte, s.f. — a expressão análise de coorte vem sendo adotada para designar um método de análise de dados no qual são estudados os fenômenos ocorridos em coortes de indivíduos, durante sua existência ou dado período.
    O conjunto de homens que prestam o serviço militar em determinado ano é denominado a classe (V. 130-8) daquele ano. Vejam-se as aplicações do têrmo classe, em linguagem escolar, no parágrafo 345 do capítulo 3.


More...