The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

GRÁFICO resumo

De Demopædia
Revisão em 13h50min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
GRÁFICO resumo  


Para ilustrar uma exposição, utiliza-se a representação gráfica1 dos dados, por meio de diagrama2, gráfico2, cartograma3, ou mapa3. Na França, a palavra "esquema" designa um gráfico-resumo4, sem pretensões de representar, fielmente, a realidade. O diagrama em que um dos eixos das coordenadas leva uma escala logarítmica e o outro escala aritmética é o diagrama semi-logarítmico5, às vezes chamado impropriamente diagrama logarítmico6, denominação correta do gráfico que tem ambos os eixos graduados logaritmicamente e que recebe, também, o nome de diagrama logarítmico duplo6 ou gráfico de escala logarítmica dupla6. A distribuição de freqüência pode ser representada gràficamente pelos polígonos de freqüência7, que se obtêm unindo com linhas retas os pontos figurativos das freqüências de classe, ou por histogramas8, onde a freqüência de classe é representada pela área de um retângulo que tem por base o intervalo de classe, ou, ainda, por gráficos de barra9, em que as freqüências de classe são proporcionais à extensão de uma barra.
More...