The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

INQUÉRITO de campo

De Demopædia
Revisão em 13h55min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
INQUÉRITO de campo  


Enumeração1 é qualquer operação destinada a fornecer um total da população e difere da simples contagem2, na qual é preparada em geral uma lista3, enquanto que um inquérito4, levantamento4 ou pesquisa4 consiste, via de regra, de uma operação com a finalidade de obter informações sobre um determinado assunto (por exemplo, força de trabalho) e com objetivos limitados. Denomina-se inquérito de campo5 ou pesquisa de campo5 aquele em que os informes são conseguidos através de entrevista pessoal6. Nos inquéritos postais7 ou levantamentos pelo correio7, remetem-se os questionários (206-3) por via postal, com a solicitação de serem devolvidos devidamente preenchidos. Nos recenseamentos, as informações podem ser obtidas por entrevista pessoal ou pelo método de auto-recenseamento8, no qual o questionário é preenchido pelo próprio informante (204-1).

  • 1. enumeração, s.f. — enumerar, v.t.
  • 2. contagem, s.f. — contar, v.t.
  • 3. lista, s.f. — listar, v.t.


More...