The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

INTERVALO

De Demopædia
Revisão em 04h52min de 3 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
INTERVALO  


A dispersão1, variação1 (150-3) ou variabilidade1 de um conjunto de observações depende dos afastamentos2 ou desvios2 (150-3), isto é, da diferença entre seus elementos. Aqui só se mencionam as medidas de dispersão3 mais comuns. Denomina-se intervalo4 ou amplitude4 a diferença entre os valores extremos observados. Intervalo interquartil5 é aquêle que tem por extremo inferior o primeiro quartil e, por extremo superior, o terceiro quartil (V. § 142) e abrange metade dos elementos do conjunto. Algumas vêzes emprega-se o intervalo semi-interquartil6, também chamado desvio quartil6, que contém metade do intervalo interquartil. Desvio médio7 é a média aritmética (140-2) dos valores absolutos dos afastamentos de cada item, em relação à sua média, variância8 a média aritmética dos quadrados desses afastamentos e desvio padrão9 a raiz quadrada da variância.

  • 9. A notação usual para desvio padrão é o.


More...