The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

MINORIA

De Demopædia
Revisão em 14h06min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
MINORIA  


A palavra raça1 significa, em geral, um grupo de indivíduos com certas características físicas comuns e hereditárias; em linguagem corrente, todavia, é usada para designar um grupo de pessoas ligadas por uma cultura comum ou os habitantes de um determinado território. Outra expressão algumas vezes empregada é grupo étnico2 que também não possui significado uniforme. Povo3 (V. 305-2) é, geralmente, um conjunto de indivíduos ligados por um passado ou uma cultura comum. As pessoas que vivem em um determinado país e apresentam diferenças notáveis em relação à maioria dos habitantes são chamadas minorias4, por exemplo: minoria étnicas4, minorias nacionais4 ou minorias lingüísticas4.

  • 1. raça, s.f. — racial, adj. — racismo, s.m., doutrina que admite a superioridade de certas raças — racista, adj., referente ao racismo, partidário do racismo.


More...