The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

NEOMALTHUSIANISMO

De Demopædia
Revisão em 07h30min de 8 de novembro de 2009 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
NEOMALTHUSIANISMO  


Denomina-se malthusianismo1 a doutrina que preconiza a restrição do crescimento da população, através de obstáculos preventivos. O neomalthusianismo2, ampliando a concepção original de Malthus, recomenda a utilização de métodos de controle da natalidade (624-3) na contenção do aumento populacional.

  • 1. malthusianismo, s.m. — malthusiano, s.m., adepto da doutrina de Malthus; adj., relativo a Malthus ou ao malthusianismo. Na França, o termo "malthusianismo" tem um sentido mais amplo, aplicando-se a qualquer doutrina que preconize uma restrição do crescimento populacional, por qualquer razão; é usado, também, como sinônimo de restricionismo econômico.


More...