The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

POPULAÇÃO padrão

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
POPULAÇÃO padrão  


As taxas brutas de mortalidade (401-4) dependem da composição da população — particularmente da composição por idade (325-6) — bem como do nível de mortalidade. Para a comparação entre diferentes populações, calculam-se as taxas ajustadas de mortalidade1 ou taxas padronizadas de mortalidade1, a fim de eliminar o efeito das divergências de estrutura (144,4). A idade é a característica segundo a qual as taxas de mortalidade são mais freqüentemente ajustadas, em relação a uma população padrão2 com determinada estrutura. Quando se dispõe de taxas específicas (134-6) da população estudada, é possível utilizar o método direto de padronização3 que consiste na aplicação dessas taxas aos grupos correspondentes da população padrão. O método indireto de padronização4 pode ser usado na confecção de índices comparativos de mortalidade5, os quais são empregados para os mesmos fins que os coeficientes padronizados de mortalidade e calculados aplicando-se as taxas-padrão de mortalidade6 aos diferentes grupos da população estudada e reduzindo-as a uma única expressão representativa do número esperado de óbitos. O valor do índice é obtido pela comparação entre os óbitos observados7 na população e os óbitos esperados8 ou óbitos calculados8 pelas taxas-padrão.

  • 1. padronizar, v.t. — padronizada, adj. — padronização, s.f., o processo de padronizar.
  • 5. Multiplicando-se uma taxa bruta de mortalidade (401-4) por um índice comparativo de mortalidade, obtém-se uma taxa de mortalidade indiretamente padronizada.


More...