The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

RECENSEAMENTO da população

De Demopædia
Revisão em 13h54min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
RECENSEAMENTO da população  


Os recenseamentos de população1 ou censos de população1, também denominados censos demográficos1, têm por finalidade obter informações sobre o estado da população (201-5) em um determinado instante. O recenseamento simultâneo de todos os habitantes de um país recebe o nome de recenseamento geral2. As operações censitárias podem se limitar, porém, a uma categoria específica de habitantes ou fração do território: tem-se, então, um recenseamento parcial3. Em ambos os casos, entretanto, a palavra "recenseamento" significa o levantamento completo4 ou levantamento exaustivo4 da população, isto é, recolhem-se dados sobre cada um dos indivíduos que constituem a população estudada. Não se deve, pois, confundir os recenseamentos parciais com os levantamentos por amostragem5 (V. § 160). Os censos ou levantamentos são, em alguns casos, precedidos de censo experimental6, prova experimental6 ou comprovação prévia6 e levantamento pilôto6 ou pesquisa pilôto6 em que são testados os instrumentos de coleta e os métodos adotados.

1, recenseamento, s.m. — recensear, v.t. — censo, s.m. — censitário, adj. Período intercensitário é aquêle compreendido entre dois recenseamentos.

  • 4. completo, adj. — completabilidade, s.f. (neol.) exaustivo, adj. — exaustívidade, s.f. (neol.)
  • 5. A expressão censo por amostragem pode ser empregada para designar um levantamento por amostragem cuja amostra é muito grande.


More...