The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

TÁBUA de mortalidade de grupos selecionados

De Demopædia
Revisão em 05h52min de 3 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
TÁBUA de mortalidade de grupos selecionados  


Uma tábua completa de mortalidade1 é aquela que contém valores das funções biométricas (431-2) para cada idade. É também denominada tábua detalhada de mortalidade1. A tábua abreviada de mortalidade2 comporta apenas os valores das funções biométricas para certas idades básicas3, valores dos quais se obtêm, por interpolação, os correspondentes às demais idades. Todavia, a expressão tábua abreviada de mortalidade é também empregada para designar uma tábua resumida de mortalidade4, ou seja, um extrato da tábua detalhada de mortalidade. Denomina-se tábua de mortalidade de grupo selecionado5 ou tábua atuarial de mortalidade5 àquela referente a grupos de indivíduos especialmente selecionados (em geral clientes de companhias de seguros), em oposição às tábuas de mortalidade global6 ou tábuas de mortalidade demográficas6 que se baseiam na observação de toda a população (no sentido de 101-3).

  • 5. atuarial, adj. — atuário, s.m., especialista na aplicação da matemática aos problemas de seguro.


More...