The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

TAXA preliminar

De Demopædia
Revisão em 06h29min de 8 de novembro de 2009 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
TAXA preliminar  


Denominam-se dados preliminares1 ou provisórios1 aquêles baseados em observações incompletas ou insuficientemente controladas e que se convertem em definitivos2 depois de completados e apurados. As taxas calculadas com base em tais dados constituem, respectivamente, taxas preliminares3 e taxa definitivas4. Quando informações adicionais são conhecidas depois da publicação dos resultados, divulgam-se taxas retificadas5. A expressão taxa corrigida6 geralmente significa que dados defeituosos ou métodos não muito apropriados conduziram a resultados de valor limitado ou falho para o fim desejado e que foram empregados processos para corrigi-los, como correção de subenumeração, correção de migração, correção de movimentos estacionais. Denominam-se taxas ajustadas7 ou taxas padronizadas7 aquelas elaboradas com o fim de comparar diferentes populações segundo determinada variável, por exemplo fecundidade ou mortalidade, quando a influência de outra variável, como a idade, é considerada constante. Alguns demógrafos usam o têrmo taxa corrigida7 como sinônimo de taxa padronizada. As taxas não ajustadas ou não padronizadas são chamadas taxas brutas8, utilizadas para medir tendências reais, mas cujo emprego, sem elaboração, pode ocasionar falsas inferências, quando se comparam populações de estruturas (144-4) diversas.
(Cumpre lembrar que não há terminologia rígida para os assuntos tratados neste parágrafo, sendo comum o uso arbitrário de cada uma das expressões aqui mencionadas).
More...