The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

TERRITÓRIO

De Demopædia
Revisão em 14h01min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
TERRITÓRIO  


A palavra país1 designa um território (301-2); a palavra nação2, um povo2 ou o conjunto de habitantes de um determinado território, unidos por uma cultura comum; e a palavra estado3, uma entidade política. Dada a correspondência íntima entre "país", "nação" e "estado", é comum o uso indistinto dos três vocábulos, atribuindo-se-lhes significado idêntico. O estado soberano4, no sentido precedente, difere do estado5 (V. 303-4) que constitui parte do estado federal4 ou federação4 e, embora possua autonomia administrativa e legislativa, não goza de independência política. O termo território6 (301-2) significa, em geral, uma área geográfica, mas é empregado, também, para designar uma unidade política, sem qualquer autonomia, administrada pelo governo federal. Em alguns casos, distinguem-se os territórios autônomos7 dos territórios não autônomos8.
More...