The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

TROCA de população

De Demopædia
Revisão em 07h28min de 8 de novembro de 2009 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Ir para: navegação, pesquisa
TROCA de população  


A migração espontânea (810-1) opõe-se à migração forçada1, na qual os indivíduos são compelidos a se deslocarem pelas autoridades públicas. Um exemplo de migração forçada é a expulsão2 de indivíduos ou grupos de indivíduos do seu local de residência. O termo evacuação3 é reservado, em geral, ao movimento de populações inteiras devido a catástrofes como terremotos, inundações, operações de guerra etc. Um refugiado4 migra por vontade própria, embora pressionado a fazê-lo, pois a permanência em seu país pode expô-lo ao perigo de perseguições. Uma pessoa deslocada5 é aquela que foi transferida, pelas autoridades, de seu lugar de origem para outro. Tal medida decorre, na maioria das vezes, de deslocamento de população6 ou transferência de população6 ou, ainda, de troca de população7, organizados pelo governo.

  • 2. expulsão, s.f. — expulsar, v.t. — expulso, adj. O termo1 deportação designa a expulsão de um indivíduo do país de residência, cuja permanência foi considerada indesejável pelas autoridades.
    deportação, s.f. — deportar, v.t. — deportado, adj. e s.m.
  • 3. evacuação, s.f. — evacuar, v.t. — evacuado, adj.


More...