The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

FAMÍLIA

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
FAMÍLIA  


A família1 (V. 112-1) como unidade demográfica deve ser especificamente definida e os conceitos variam de acôrdo com os diferentes objetivos. A unidade escolhida pode se chamar família censitária1 ou família estatística1. A definição de família censitária se assemelha à de família biológica em alguns países; em outros, é baseada no núcleo familiar2, constituído pelo chefe da família, a espôsa e os filhos solteiros.

  • 1. No Brasil, considera-se como família, para fins estatísticos, o conjunto de. pessoas ligadas entre si por laços de parentesco ou dependência doméstica que vivem no mesmo domicílio, ou pessoa que vive só em domicílio independente, bem como todo o conjunto de no máximo 5 pessoas vivendo em domicílio particular, sem estarem ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. As famílias são classificadas em família única, quando uma só família ocupa um domicílio particular, e família convivente, quando duas ou três famílias, de no mínimo 2 pessoas, ocupam um mesmo domicílio; as famílias conviventes se dividem em principal, secundária parente e secundária não parente.


More...