The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

CONTRÔLE de natalidade

De Demopædia
(Redirecionado de INFECUNDIDADE voluntária)
Ir para: navegação, pesquisa
CONTRÔLE de natalidade  


A fecundidade (621-3) de um casal depende de sua fertilidade (621-1) e de seu comportamento sexual1 ou comportamento relativo à procriação1. Distinguem-se os casais malthusianos2 (V. 906-1) que regulam o número e o espaçamento dos filhos, dos casais não malthusianos3 que não praticam tal regulação e cuja fecundidade depende de sua atividade sexual e fertilidade. O planejamento familiar4 ou planificação da família4 consiste na redução dos nascimentos5 ou limitação de filhos5, quer temporariamente para conseguir o intervalo pretendido entre sucessivos nascimentos, quer permanentemente para evitar o nascimento de filhos em maior número do que o desejado. Empregam-se, também, as expressões controle da natalidade6, controle da concepção6, limitação da natalidade6 e infecundidade voluntária6.

  • 4. Os estudos sobre o planejamento familiar costumam distinguir os casais que não tentam regular o número e o espaçamento dos filhos, daqueles que o fazem, e subdividem estes de acordo com o grau de sucesso alcançado.


More...