The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

MIGRAÇÃO internacional

De Demopædia
(Redirecionado de INTERNACIONAL, migração)
Ir para: navegação, pesquisa
MIGRAÇÃO internacional  


O movimento através das fronteiras de determinado país é chamado migração externa1. Quando se trata de estado soberano, o deslocamento populacional é denominado migração internacional2. Esta expressão é também usada como sinônimo de migração externa, embora não sejam termos necessariamente equivalentes. As palavras imigração3 e emigração4 se referem ao movimento para dentro e para fora, respectivamente, de certo território. A migração processada dentro de um mesmo país e que consiste no deslocamento entre diferentes partes desse território constitui a migração interna5.

  • 1. A migração que só interessa a um território pelo fato de que o atravessa constitui, em relação a esse território, uma transmigração ou migração de trânsito.
  • 3. imigração, s.f. — imigrar, v.i. — imigrante, adj. e s. 2 gên., pessoa que imigra — imigrado, adj. e s.m., pessoa que imigrou.
  • 4. emigração, s.f. — emigrar, v.i. — emigrante, adj. es. 2 gên., pessoa que emigra — emigrado, adj. e s.m., pessoa que emigrou.


More...