The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

OPERÁRIO

De Demopædia
(Redirecionado de MANUAL, trabalhador)
Ir para: navegação, pesquisa
OPERÁRIO  


Alguns subgrupos da categoria de empregados (353-3) são computados à parte, como os trabalhadores em domicílio1, que executam tarefas em sua residência, para um ou mais empregadores. Dentre os empregados de uma empresa ou estabelecimento (357-2), costuma-se distinguir os operários2 ou trabalhadores manuais2 do pessoal de escritório3 ou empregados na administração3. Os operários podem ser divididos segundo a qualificação profissional4 ou especialização4 em operários qualificados5, operários especializados5, operários semi-qualificados6 ou operários semi-especializados6 e operários não qualificados7 ou operários não especializados7. Consideram-se, algumas vezes, os aprendizes8 como uma categoria secundária de empregados.

  • 2. Outra classificação de empregados adotada é aquela que os agrupa, de acordo com o recebimento do salário, em horistas, diaristas e mensalistas.
  • 7. Um trabalhador braçalé o empregado, sem especialização, que realiza tarefas pesadas.


More...