The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

TAXA de mortinatalidade

De Demopædia
(Redirecionado de MORTINATALIDADE taxa)
Ir para: navegação, pesquisa
TAXA de mortinatalidade  


A taxa de mortalidade infantil1 de uma dada coletividade, e relativa a determinado intervalo de tempo, é o coeficiente que se obtém dividindo-se o total de óbitos infantis2, isto é, os óbitos de menores de um ano, pelo total de nascidos vivos. Essa taxa é a medida aproximada da probabilidade de morte entre o nascimento e o primeiro ano de vida. Quando os óbitos infantis são classificados por ano de nascimento e de morte, torna-se possível obter uma aproximação melhor daquela probabilidade. Não dispondo de tais informações, emprega-se o fator de separação3 ou proporção sobre o total de óbitos, em determinado ano do calendário, das crianças nascidas no ano anterior, menores de um ano de idade. As taxas de mortinatalidade4 e as taxas de mortalidade fetal5 são calculadas do mesmo modo que as taxas de mortalidade infantil, substituindo-se, apenas, no denominador o total de nascidos vivos pelo total de nascimentos.

  • 5. Costuma-se determinar a razão de mortinatalidade para se obter a relação entre o número de natimortos e o número de nascidos vivos.


More...