Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

MOVIMENTO natural

Da Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
MOVIMENTO natural  


Há que distinguir entre as estatísticas do estado da população 1 e as estatísticas do movimento da população 2. As primeiras apresentam os aspectos estatísticos em um determinado instante e as unidades estatísticas (110-1) utilizadas são, geralmente, indivíduos (110-2), famílias (110-3) etc. As segundas registram os processos contínuos das alterações que afetam a população e se referem, essencialmente, às ocorrências vitais 3 (nascimentos, casamentos e óbitos) e às migrações (801-1); relacionam-se profundamente com a evolução da população 4, ou desenvolvimento da população 4, também denominada dinâmica da população 4. Os recenseamentos (V. § 202) constituem as principais fontes de informações sobre o estado da população 5. As estatísticas vitais (211-1) fornecem os elementos para o estudo do movimento da população 6 ou movimento geral da população 6 (V. § 701) e se referem, algumas vezes, apenas ao movimento natural 7, ou seja, às modificações ocorridas no interior da população, não levando em consideração as trocas entre a população estudada e outras populações. Todavia, as estatísticas migratórias (804-1) fazem parte, logicamente, das estatísticas do movimento da população.

  • 6. O movimento natural da população e o movimento migratório integram o chamado movimento geral da população, tendo o adjetivo "geral" um sentido diferente daquele atribuído na expressão "movimento geral" em 150-2.
    Note-se que a palavra movimento se emprega como sinônimo de variação, quer de posição no espaço (V. movimento migratório, 801-1) quer no tempo.


More...



United nations
Departement of Economic and Social Affairs
Population Division

United Nations Logo


International Union
for the Scientific Study
of Population

IUSSP logo
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Ferramentas
Noutras línguas