The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

NÃO REMUNERADOS

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
NÃO REMUNERADOS  


As pessoas economicamente ativas são classificadas, ainda, pela posição na ocupação1 em: empregadores2, que exploram uma atividade econômica auxiliados por ura ou mais empregados; empregados3, que trabalham mediante remuneração em dinheiro, espécie ou utilidade; autônomos4, que exercem suas atividades por própria conta4, individualmente ou com a ajuda de membros da família (111-1); e não remunerados5, que auxiliam, sem remuneração, o trabalho de familiares ou que fazem parte de uma instituição religiosa, escolar, beneficente, de caridade etc, e não recebem remuneração direta. A combinação de classificações por ocupação e situação de emprego permite determinar as categorias sociais6 ou categorias sócio-econômicas6 da população.

  • 1. A classificação segundo a situação de emprego (351-3) recebe diferentes denominações nos recenseamentos de cada país, tais como: situação na atividade, posição no emprego, situação social, posição na atividade, classe de trabalhadores etc.
  • 2. Consideram-se, algumas vezes, os gerentes ou diretores como empregadores, embora sejam empregados.
  • 3. No Brasil, os empregados costumam ser desdobrados em: diretores e gerentes (remuneração em honorários, participação nos lucros etc); assalariados propriamente ditos (remuneração regular em dinheiro); e parceiros (remuneração em parte de produtos, freqüente nas atividades agropecuárias).


More...