The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

ESPERANÇA de vida ao nascer

De Demopædia
(Redirecionado de VIDA média)
Ir para: navegação, pesquisa
ESPERANÇA de vida ao nascer  


Integrando a função de sobrevivência (431-3) entre duas idades dadas, obtém-se o número de anos vividos1 ou a vida total1 da coorte entre essas idades. Calcula-se, igualmente, o numero de anos vividos depois de certa idade2, pela referida geração, o qual, dividido pelo número de sobreviventes à idade x, representa o número médio de anos vividos depois dessa idade, pelos indivíduos que a atingiram, isto é, a esperança de vida3 àquela idade. A esperança de vida ao nascer4 é também chamada vida média4. O inverso da esperança de vida ao nascer pode ser utilizado como um índice de mortalidade, sob o nome de taxa de mortalidade deduzida de uma tábua (de mortalidade)5. Algumas vezes, denomina-se potencial de vida6 de um indivíduo a esperança de vida do mesmo à idade x, sendo o potencial de vida de uma população o total dos potenciais de vida de seus membros.

  • 1. A notação para o número de anos vividos entre as idades x e x + n
    é nLx
  • 2. A notação para o número de anos vividos depois da idade x Tx.
  • 3. A esperança de vida à idade x, denotada por x, é às vezes denominada esperança completa de vida para distinguir-se da esperança abreviada de vida, ex, obtida substituindo-se a integral da função de sobrevivência a partir da idade x, pela soma dos sobreviventes da tábua de sobrevivência a partir da idade x + 1 (sendo x um número inteiro de anos); esta aproximação conduz a um erro de cerca de meio ano.


More...