The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

REFUGIADO

De Demopædia
Revisão em 14h30min de 11 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
REFUGIADO  


A migração espontânea (810-1) opõe-se à migração forçada1, na qual os indivíduos são compelidos a se deslocarem pelas autoridades públicas. Um exemplo de migração forçada é a expulsão2 de indivíduos ou grupos de indivíduos do seu local de residência. O termo evacuação3 é reservado, em geral, ao movimento de populações inteiras devido a catástrofes como terremotos, inundações, operações de guerra etc. Um refugiado4 migra por vontade própria, embora pressionado a fazê-lo, pois a permanência em seu país pode expô-lo ao perigo de perseguições. Uma pessoa deslocada5 é aquela que foi transferida, pelas autoridades, de seu lugar de origem para outro. Tal medida decorre, na maioria das vezes, de deslocamento de população6 ou transferência de população6 ou, ainda, de troca de população7, organizados pelo governo.

  • 2. expulsão, s.f. — expulsar, v.t. — expulso, adj. O termo1 deportação designa a expulsão de um indivíduo do país de residência, cuja permanência foi considerada indesejável pelas autoridades.
    deportação, s.f. — deportar, v.t. — deportado, adj. e s.m.
  • 3. evacuação, s.f. — evacuar, v.t. — evacuado, adj.


More...