The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

DEMOGRAFIA econômica

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
DEMOGRAFIA econômica  


As relações entre os fenômenos demográficos e os fenômenos econômicos e sociais são estudadas em demografia econômica1 e demografia social2. O ramo da demografia que trata da qualidade da população3, isto é, de suas características sociais e pessoais é chamado, por alguns, de demografia qualitativa3, expressão empregada também com referência a distribuição e transmissão dos caracteres hereditários (911-1) que constituem a genética da população4. A ecologia humana5 estuda a distribuição e organização das comunidades, com especial atenção à operação dos processos competitivos e cooperativos, e tem muitos pontos em comum com a demografia, a exemplo da biometria6 que compreende a aplicação de métodos estatísticos às pesquisas biológicas.

  • 4. genética, s.f. — genético, adj. — geneticista, s. 2 gên., especialista em genética. A genética da população difere da genética humana que trata da transmissão dos caracteres hereditários no homem; a genética da população inclui o estudo da distribuição e transmissão dos traços hereditários nas populações animal e vegetal.
  • 5. ecologia, s.f. — ecológico, adj. — ecologista, s. 2 gên., especialista em ecologia. O termo ecologia é usado, também, pelos etnologistas, nos estudos das relações da organização social e da cultura com o meio físico e a tecnologia.
  • 6. biometria, s.f. — biométrico, adj. — biometra, s.m., especialista em biometria.


More...