The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience
Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)
91
|
|
91
910
A eugenia1 estuda principalmente o papel da hereditariedade2 ou transmissão dos caracteres humanos de geração para geração, através dos genes3 que os filhos recebem dos pais. O desenvolvimento da teoria eugênica depende do progresso da genética4 (V. 103-4*), ciência relativa à transmissão e aos efeitos dos fatores hereditários. A eugenia, como movimento social, constitui a política que visa ao aperfeiçoamento das qualidades raciais das populações.
- 1. eugenia, s.f. — eugênico, adj. — eugenista, s. 2 gên., especialista em eugenia — eugenismo, s.m., sinônimo de eugenia.
- 4. genética, s.f. — genético, adj. — geneticista, s. 2 gên., especialista em genética.
911
Fazia-se, anteriormente, distinção entre caracteres hereditários1 ou herdados e caracteres adquiridos2 ou independentes de transmissão. Hoje, considera-se tal distinção apenas como uma diferença de grau, visto que a maioria dos caracteres fenotípicos3, isto é, visíveis, resulta da interação entre os fatores genotípicos4 ou hereditários e os fatores do meio. Os caracteres determinados por um gene (910-3) dominante5 aparecem em todos os indivíduos que os herdaram, ao contrário dos oriundos de gene recessivo6 que, embora presentes, não se manifestam, ocultos pelo dominante. A dominância de um gene, todavia, pode ser incompleta ou sua influência pode estar disfarçada por outros genes em uma ação poligenética. Um caráter letal7 geralmente ocasiona a morte prematura do feto (602-8). As variações devidas a alguma alteração do gene, chamadas mutações8, podem ser de origem patológica. A panmixia9 é a realização de uniões (501-3) ao acaso, quer dizer, independentemente da filiação das partes a grupos genéticos.
912
A política de aperfeiçoamento dos caracteres da população é exercida através da eugenia positiva1, visando à reprodução dos indivíduos capazes de melhorar as qualidades raciais das gerações futuras, ou da eugenia negativa2, impedindo ou restringindo a procriaçao das pessoas que possam transmitir caracteres indesejáveis ou taras hereditárias3. A esterilização eugênica4, isto é, a esterilização dos indivíduos aparentemente transmissores de caracteres prejudiciais, é grandemente controvertida, devido a objeções de ordem moral e a sua relativa eficiência na redução da freqüência de genes recessivos (911-6). Entre as medidas eugênicas preconizadas, cita-se o exame pré-nupcial5 que fornece, aos casais desejosos de contrair matrimônio, informações sobre a provável qualidade de seus descendentes, prevenindo as uniões disgenéticas6 ou passíveis de produzir filhos defeituosos.
* * *
|