The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

SUBPOPULAÇÃO

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
SUBPOPULAÇÃO  


As considerações sobre a relação entre a população e os recursos levam a conceitos de superpopulação1 e subpopulação2. Essas definições são válidas apenas, é claro, com referência a um nível de desenvolvimento3 fixado. Diz-se que há superpopulação se a redução do número de habitantes fosse vantajosa para a população. Para uma subpopulação, ao contrário, haveria vantagem no aumento do número de habitantes. Quando nem o aumento, nem o decréscimo são considerados proveitosos para a população, ela é uma população ótima4, ou seja, seu quantitativo constitui um ótimo4 de população. Sendo as vantagens de caráter econômico, fala-se em ótimo econômico5. As avaliações dos ótimos econômicos giram em torno do bem-estar econômico mas, dada a dificuldade de sua determinação empírica, baseiam-se no nível de vida6 ou padrão de vida6 deduzido através da renda média por habitante7, também chamada renda \"per capita\"7, isto é, dividindo-se o total de bens e serviços produzidos durante certo período (ou sua equivalência em renda monetária ajustada à variação do poder aquisitivo) pelo total da população no mesmo período.

  • 5. Alguns autores adotam conceitos de ótimo de poder e ótimo social, além de ótimo econômico.
  • 6. A expressão "padrão de vida" é empregada, por alguns economistas, apenas para designar o conjunto de necessidades básicas atendidas, em contraste com o nível de vida realmente alcançado. Outros usam os dois termos indiscriminadamente.


More...