The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

Diferenças entre edições de "ESTATÍSTICAS do estado da população"

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
(Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(Sem diferenças)

Revisão das 02h45min de 20 de outubro de 2009

ESTATÍSTICAS do estado da população  


Há que distinguir entre as estatísticas do estado da população1 e as estatísticas do movimento da população2. As primeiras apresentam os aspectos estatísticos em um determinado instante e as unidades estatísticas (110-1) utilizadas são, geralmente, indivíduos (110-2), famílias (110-3) etc. As segundas registram os processos contínuos das alterações que afetam a população e se referem, essencialmente, às ocorrências vitais3 (nascimentos, casamentos e óbitos) e às migrações (801-1); relacionam-se profundamente com a evolução da população4, ou desenvolvimento da população4, também denominada dinâmica da população4. Os recenseamentos (V. § 202) constituem as principais fontes de informações sobre o estado da população5. As estatísticas vitais (211-1) fornecem os elementos para o estudo do movimento da população6 ou movimento geral da população6 (V. § 701) e se referem, algumas vezes, apenas ao movimento natural7, ou seja, às modificações ocorridas no interior da população, não levando em consideração as trocas entre a população estudada e outras populações. Todavia, as estatísticas migratórias (804-1) fazem parte, logicamente, das estatísticas do movimento da população.

  • 6. O movimento natural da população e o movimento migratório integram o chamado movimento geral da população, tendo o adjetivo "geral" um sentido diferente daquele atribuído na expressão "movimento geral" em 150-2.
    Note-se que a palavra movimento se emprega como sinônimo de variação, quer de posição no espaço (V. movimento migratório, 801-1) quer no tempo.


More...