The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)

Diferenças entre edições de "TAXA de reprodução masculina"

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
(Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
 
(Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
Linha 136: Linha 136:
 
<noinclude>
 
<noinclude>
 
[[Category:Termo da primeira edição do dicionário demográfico multilingüe]]
 
[[Category:Termo da primeira edição do dicionário demográfico multilingüe]]
[[Category:Crescimento e reposição da população|7]]
+
[[Category:Crescimento e reposição da população]]
 +
[[Category:71]]
 
</noinclude>
 
</noinclude>

Revisão das 08h26min de 8 de novembro de 2009

TAXA de reprodução masculina  


No estudo da reposição, os índices mais usados são as taxas de reposição1, geralmente taxas de reprodução feminina2 ou taxas de reprodução materna2. Define-se a taxa líquida de reprodução3 feminina (V. também § 713) como o número médio de filhos do sexo feminino dados à luz por uma geração hipotética feminina (116-2) sujeita a taxas de fecundidade (631-8) e mortalidade (401-2) por idade, durante dado período. A taxa bruta de reprodução4 feminina é calculada de modo semelhante, supondo-se a mortalidade antes do final da idade reprodutiva igual a zero. Podem-se determinar as taxas de reprodução masculina5 ou taxas de reprodução paterna5 analogamente, adotando-se nascimentos e geração masculinos. Têm sido sugeridas taxas de reprodução conjunta6 onde seriam considerados ambos os sexos. Quando a experiência de uma coorte real é utilizada na elaboração de taxas de reprodução, obtêm-se taxas de reprodução de coorte7 ou taxas de reprodução de geração7. As taxas de mortalidade e fecundidade, usadas na construção dessas taxas, referem-se a diferentes períodos de tempo. Na falta de estatísticas de fecundidade por idade, pode-se empregar o chamado índice de reposição8 ou a relação do quociente da divisão do número de crianças de determinada idade (em geral de menos de 1 ano ou de 0 a 4 anos) pelo número de mulheres em idade reprodutiva da população real, para o quociente correspondente da população estacionaria (703-6).

  • 1. Alguns demógrafos empregam o termo taxa de reposição para designar uma taxa de reprodução que leva em consideração a emigração e a imigração
  • 3. Na Inglaterra tem sido calculada uma variante da taxa líquida de reprodução, denominada taxa de reprodução efetiva, na qual combinam-se taxas de fecundidade por idade em determinado período com taxas estimadas de futura mortalidade por idade. A tabela que apresenta o produto da taxa de fecundidade por idade e o número de anos vividos dentro desse grupo na tábua de mortalidade é conhecida como tabela de fecundidade líquida.


More...