The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience
Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - edição 1969)
70
|
|
Crescimento e reposição da população
70
701
A interação da fecundidade e da mortalidade determina o crescimento da população1 ou crescimento demográfico1. O decréscimo da população2 é considerado um crescimento negativo3. Distingue-se uma população fechada4, cujo crescimento depende apenas da diferença entre os nascimentos e os óbitos, da população aberta5 que se renova pela natalidade e imigração e se reduz pela mortalidade e emigração. O crescimento total6 ou o movimento geral6 (201-6) de uma população aberta consiste no balanço demográfico das migrações (V. capítulo 8) e do crescimento natural7 ou crescimento vegetativo7 que é o excedente da natalidade sobre a mortalidade8 ou diferença entre nascimentos e óbitos8.
702
A proporção do crescimento total para a população média, em dado período, é chamada taxa de crescimento1 ou taxa bruta de crescimento1. Pode-se também obter essa taxa, colocando-se no denominador a população no início do período, ao invés da população média. Quando se estuda o aumento da população durante um período de vários anos, determina-se a taxa média anual de crescimento2. No cálculo desta taxa, supõe-se, às vezes, que a população aumenta segundo uma lei exponencial de crescimento em função do tempo; tal população é denominada população exponencial3. Alternativamente, pode-se dividir o crescimento total pelo número de anos e estabelecer-se a relação do incremento médio para a população média do período. A proporção do crescimento natural (701-7) para a população média constitui a taxa bruta de crescimento natural4 ou taxa de crescimento vegetativo4. A relação entre as taxas de natalidade e mortalidade, denominada índice vital5, é pouco utilizada.
703
Quando uma população fechada (701-4) está sujeita a taxas constantes de fecundidade e mortalidade por idades (631-8 e 412-1), durante um período suficientemente longo, sua taxa anual de crescimento se torna constante. Essa taxa constante é chamada taxa intrínseca de crescimento natural1 ou taxa legítima de crescimento vegetativo1 e a população que alcança tal estágio é uma população estável2, cuja proporção de indivíduos nos diferentes grupos de idade é constante, isto é, apresenta distribuição estável por idades3, independente da distribuição inicial por idades4 e dependente apenas das taxas de fecundidade e mortalidade. Na prática, uma população humana jamais alcança estabilidade, de vez que as taxas de fecundidade e mortalidade variam constantemente, mas o cálculo de uma população estável como modêlo pode servir de índice do potencial de crescimento5 de um conjunto de taxas de fecundidade e mortalidade por idades. Denomina-se população estacionaria6 uma população estável cuja taxa de crescimento natural é igual a zero. Em uma população estacionaria, os números de um dado grupo de idades são iguais à integral da função de sobrevivência (431-3) da tábua de mortalidade tomada entre os limites de idade inferior e superior do grupo. População logística7 é aquela que aumenta de acordo com uma lei logística de crescimento, cuja taxa de incremento decresce como uma função linear da população e tende assintòticamente para um limite superior.
- 2. As taxas brutas de natalidade e mortalidade de uma população estável são chamadas taxa de natalidade estável e taxa de mortalidade estável.
* * *
|